5 motivos pelos quais as questões ambientais impactam o seu negócio:

[shareaholic app="share_buttons" id="18452498"]

Todo profissional, seja ele da área ambiental ou não, já esbarrou em aspectos do setor ambiental durante sua vida profissional. Seja porque se uma obra foi embargada por questões ambientais ou porque teve de calcular quanto custaria e adaptar todas as condicionantes do órgão ambiental ao projeto ou diversos outros aspectos relacionados à questão ambiental. E o ponto é que a legislação ambiental, quer você atue ou não na área ambiental, deve ser conhecida por todos, pois suas ramificações afetam as mais diversas áreas e setores da econômica brasileira. Abaixo, confira 5 principais motivos por que você DEVE conhecer a legislação ambiental brasileira.

Motivo #1: Para minimizar os riscos jurídicos de sua empresa

O seu trabalho do dia-a-dia é constantemente impactado pela dinâmica e cada vez mais extensa legislação ambiental brasileira. Isso porque, além de existirem 3 esferas legislando (federal, estadual e municipal) a atualização e regulamentação das normas é cada vez mais ativa. Conhecer e entender todo o impacto causado para a atuação de sua empresa (e também de seu trabalho) exige estudar a legislação e, talvez o mais importante, uma constante busca pelas novas normas. Saber procurar e interpretá-las demanda um aprofundamento da disciplina maior do que o aprendido na faculdade.

Motivo #2:Para melhorar seu relacionamento com as áreas internas da empresa – e entender porque esses departamentos demandam certas ações.

A legislação ambiental é pertinente não só à atuação do departamento de engenharia como também ao de compras, logística, finanças, marketing e, naturalmente, ao jurídico. Entender a legislação ambiental pode levar a um melhor relacionamento com esses departamentos porque provem um maior conhecimento e entendimento das demandas de cada um deles. Além disso, possibilita que você também possa opinar em decisões estratégicas, já que possui um conhecimento mais ampliado das implicações e oportunidades relacionadas.

Motivo #3: Para não cometer crime ambiental – como PESSOA FÍSICA

A responsabilidade penal ambiental prevê uma concorrência entre a pessoa física e jurídica que não se aplica apenas ao responsável direto pelo dano. É estendida também a todos que sabiam da conduta criminosa e nada fizeram para impedir. Ou seja, blindar a sua pessoa juridicamente, principalmente da ocorrência de crime ambiental, é muito mais complicado do que parece.

Motivo #4: Para debater com o órgão ambiental e demais atores

É importante conhecer a legislação e entender os motivos pelos quais o órgão ambiental faz certas exigências, porque existem tantas solicitações e quais são os riscos para o outro lado da mesa. E mais importante ainda é ter capacidade de discutir e entender as questões jurídicas junto ao órgão ambiental.
Além desse relacionamento, a responsabilidade legal de sua empresa não acaba nos muros dela, atravessa para seus fornecedores. Por isso é importante entender quais direitos a sua empresa possui e quais exigências deve fazer para minimizar os riscos dessas relações.

Motivo #5: Para se especializar na área ambiental

Uma das áreas mais promissoras é a ambiental e especializar-se nela é, além de se comprometer com o seu futuro profissional, cuidar do país em que vive. É uma área que continua em franca expansão, mesmo com a atual crise econômica do país. Isso porque a cada ano o meio ambiente é degradado com maior força. E as consequências já são sentidas pela população: a crise de abastecimento de água do sudeste traz a realidade para o nosso quintal. O primeiro passo para entender as oportunidades e demandas futuras da gestão ambiental é conhecer a legislação ambiental e seus desdobramentos para os setores estratégicos da economia brasileira.

Veja também:

Curso: Preparação para Atuação Profissional no Setor de Meio Ambiente
Data: 02 e 03 de agosto de 2016
Local: Espaço e Eventos Franklin Covey

Preparação profissional para o meio ambiente

Deixe seu comentário

    • Roberto Rocha
    • 10/06/2016
    Responder

    Faltou dizer que nós precisamos valorizar a questão ambiental porque todos nós SOMOS AMBIENTE também e devemos cuidar bem de nós mesmos. Se não fizermos isso não adiantará nada desejar aprender algo quase morto. Veja o blog http://www.prodomogaia.blogspot.com.br. Desejo sucesso a todos.