Ator e Ativista, ONU Meio Ambiente

Mateus Solano dedica-se ao teatro, à televisão e ao cinema com a mesma intensidade e paixão. Participou de várias peças teatrais, como “O Perfeito Cozinheiro das Almas deste Mundo”, dirigido por Jefferson Miranda, e “Últimos Remorsos antes do Esquecimento”, com direção de Ivan Sugahara; e “Hamlet”, dirigido por Aderbal Freire Filho, com Wagner Moura no papel-título.

No cinema, atuou no longa-metragem “Linha de passe” (2008), de Walter Salles e no longa-metragem “Novela das Oito”. Também esteve nas telas em “Confia Em Mim”, de Michel Tikhomiroff e “O Menino do Espelho”, de Guilherme Fiúza Zenha.

Já na televisão, fez parte do elenco das minisséries “Um Só Coração” e “JK”. Atuou em “A Diarista”, “Faça Sua História”, entre outros programas exibidos pela TV Globo. Com sua interpretação de Ronaldo Bôscoli na minissérie “Maysa”, Mateus chamou a atenção do grande público.

Em 2009, atuou como os gêmeos Jorge e Miguel, na novela das oito “Viver A Vida”, de Manoel Carlos, confirmando seu talento e mais uma vez com enorme sucesso. Logo depois, em 2011, interpretou Ícaro, protagonista da novela “Morde & Assopra”, de Walcyr Carrasco. E, no ano seguinte, viveu Mundinho Falcão no remake de “Gabriela”.

Brilhou como Félix na novela “Amor à Vida”, da TV Globo, personagem que o concedeu vários prêmios de melhor ator pela sua interpretação. Em agosto de 2014, ainda como resultado do sucesso de Félix, Mateus Solano foi nomeado Embaixador de Boa Vontade, do UNAIDS, participando, até hoje, de ações em combate à discriminação da AIDS no Brasil.

O ano de 2015 foi dedicado ao cinema e teatro, Mateus filmou o longa-metragem “Em Nome da Lei”, com direção de Sérgio Rezende e “Talvez uma História de Amor”, dirigido por Rodrigo Bernardo. No teatro atuou na peça “Selfie” – grande sucesso de público no Rio de Janeiro.

Em 2016 Mateus retornou à TV no elenco de “Liberdade, Liberdade”, da TV Globo, no papel de Rubião e na segunda temporada da “Escolinha do Professor Raimundo” como Zé Bonitinho, além de ficar em cartaz com a peça Selfie, em São Paulo.

No início de 2017 Mateus passou uma temporada em Miami, em cartaz com a peça “Selfie”. Esteve no ar com mais uma temporada de “Escolinha do Professor Raimundo” como Zé Bonitinho e foi Eric, protagonista da novela “Pega Pega” na TV Globo.

No ano seguinte, Mateus voltou aos palcos com a peça “Selfie” com uma turnê por Portugal, encerrando o espetáculo com apresentações pelo Brasil; e estreou seu último o longa-metragem “Talvez Uma História de Amor”, com direção de Rodrigo Bernardo.

Seu último trabalho foi a peça “O Mistério de Irma Vap”, dirigida por Jorge Farjalla, na qual dividiu o palco com o ator Luiz Miranda. Grande sucesso de público e crítica, a peça já esteve em cartaz nas cidades de São Paulo e Rio de Janeiro em 2019 e retornou aos palcos paulistanos no início de 2020. 

Atualmente, Mateus Solano está escalado para viver um dos protagonistas da próxima novela das 19h da TV Globo, “A Morte Pode Esperar” e, no período de pandemia, tem se dedicado ainda mais ao ativismo, participando de lives e debates sobre sustentabilidade e cultura. Além disso, é criador do grupo Mudar para Preservar, inaugurou a loja Muda no Rio de Janeiro, onde vende produtos sustentáveis e é embaixador da ONG Mares Limpos.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *