A SPIC foi fundada em 2015, por meio da união entre as empresas China Power Investment Corporation e SNPTC. Atualmente, é um dos cinco principais grupos geradores de energia da China e a maior geradora de energia solar do mundo. Sua matriz energética tem capacidade total instalada de 246 GW, em 47 países, e é movida por mais de 130 mil colaboradores. A responsabilidade socioambiental da SPIC é fortalecida com investimento constante em inovação, pesquisa e desenvolvimento de projetos voltados às pessoas e ao meio ambiente.
A SPIC Brasil investe na geração de energia segura com foco em renováveis e respeito pelas comunidades onde atua, contribuindo para a transição energética e potencializando a energia do país. Com ativos que totalizam cerca de 4 GW no Brasil, opera a Usina Hidrelétrica São Simão, na divisa entre Minas Gerais e Goiás; os parques eólicos Millennium e Vale dos Ventos, na Paraíba e detém participação de 70% nos Complexos Solares Marangatu (PI), Panati (CE) e Luiz Gonzaga (PE). Além disso, a companhia está construindo em Touros (RN) dois complexos eólicos, com 105,4 MW de capacidade, e é acionista do maior complexo de gás natural da América Latina, GNA (Gás Natural Açu), em São João da Barra (RJ). Para mais informações, consulte no site o Relatório Anual de Sustentabilidade da SPIC Brasil
A empresa faz parte do Grupo SPIC, presente em 47 países, com mais de 130 mil funcionários, 246 GW de capacidade instalada e investimento constante em renováveis, sendo a maior geradora de energia solar, de energia renovável e de energia limpa do mundo. Em 2023, a SPIC gerou 16,61 TWh de eletricidade a partir de fontes renováveis fora do território chinês, ajudando a evitar a emissão de 5,64 milhões toneladas de CO2.